Tudo sobre pré natal

Saiba tudo sobre pré natal

Oie,

Hoje o assunto é pré natal! Resolvi dividir um pouquinho de como foi comigo. Algumas pessoas que me seguem estão gravidinhas, duas amigas também e algumas estão tentando engravidar. Por isso, decidi compartilhar com você. Espero que goste!

O pré natal médico vai cuidar de você e também do bebê que está na barriga.

O pré natal é o nome que se dá ao acompanhamento médico que a mulher faz durante a gestação.

Depois que o bebê nasce  quem cuida é o pediatra e dentro da barriga é o obstetra.

O ideal é que se inicie o pré natal antes de engravidar, mas se a notícia pegar você de surpresa, assim que descobrir é super importante buscar um médico obstetra e começar o acompanhamento.

É importantíssimo que você confie 100% no seu médico e que vocês tenham uma linha de escolhas parecidas, afinal de contas é esse profissional que vai te orientar, responder suas dúvidas, analisar seus exames e que possivelmente fará seu parto.

Nas consultas pré natais, o obstetra vai orientar sobre tudo relacionado a gestação, parto, alimentação e exercícios. Ah, e só ele poderá receitar vitaminas, cremes e medicações.

Tudo isso pra que você tenha uma gestação saudável e um parto sem riscos.

O ideal é que as consultas sejam feitas com calma, bastante tranquilidade para que você possa conversar e esclarecer todas as dúvidas. Sair do consultório com mais questões do que soluções , pode ser um indicativo que você precisa trocar de profissional.

As frequências das consultas são: até a décima segunda semana de gestação você deve ir ao obstetra a cada três semanas. A partir daí você deve ir mensalmente até a trigésima semana de gestação, depois na reta final a cada 15 dias e no finalzinho toda semana.

Durante a gestação você tem que fazer alguns exames que são: exames de sangue, urina e se precisar tomar algumas vacinas. Tudo pra detectar e prevenir possíveis problemas que possam ser detidos e monitorados. É importantíssimo estar com a vacinação em dia, mas muita atenção que durante o período gestacional é proibido tomar algumas vacinas, por isso, sempre peça orientações para o seu médico.

Além desses exames que eu já citei, durante a gestação você precisará fazer alguns ultrassons, ao todo são quatro. Se o seu médico achar necessário, pode ser que ele peça mais.

ultrassom gestacional

Basicamente o primeiro ultrassom é para datação, ou seja, para definir a idade gestacional e também para calcular a possível data do parto, levando em conta também a sua última menstruação.

O sexo do bebê geralmente é desvendado no terceiro ultrassom que é entre a décima nona à vigésima terceira semana de gestação.

O ideal é que você escolha o médico pré natal que possa fazer seu parto, afinal, ele vai saber de tudo sobre a evolução da sua gravidez e o desenvolvimento do feto. E, você terá criado um vínculo, uma intimidade e confiança que serão muito importantes pro momento mais especial de todo esse processo, o parto.

No entanto, muitos planos de saúde dão só o direito a partos com plantonista e saiba que agora também é lei o obstetra cobrar a parte os honorários extras, ou seja, pela disponibilidade em acompanhar o parto, por isso, é bom deixar tudo muito claro, conversado e combinado logo nas primeiras semanas de pré natal.

Espero muito que este post tenha esclarecido algumas dúvidas. Boa sorte pra você e curta muito esse momento único que é sem sombra de dúvidas o momento mais mágico na vida de uma mulher.

Super beijo,

Compartilhar este post

Comente!

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *