DICAS PARA ALAVANCAR O SEU PODCAST

Oie,

Criar conteúdo para canais sociais, alavancar público existente e colaborar com criadores e convidados podem contribuir e fortalecer sua presença na podosfera.

Não é novidade que o podcast é um formato que vem crescendo no Brasil e no mundo – hoje já são mais de 4 milhões de podcasts no Spotify e esse número cresce a cada trimestre. Isso significa que cada vez mais novos criadores de conteúdo embarcam na experiência de criar um podcast. Mas, depois de colocar o podcast no ar, a pergunta mais frequente é: como aumentar a audiência?

Confira cinco dicas para alcançar mais ouvintes:

1 – Defina seu público-alvo

Você pode estar pensando ” meu podcast é para todos”, mas tenha em mente que a chave para aumentar o seu número de ouvintes é encontrar o seu nicho. Considere o público que provavelmente se identificará mais com o conteúdo, quanto mais específico for o tema do seu show, mais fácil será identificar e envolver sua audiência.

2 – Entenda quem são os ouvintes

Onde eles vivem, quais são seus interesses, que outros podcasts escutam? Para responder a estas perguntas, a recomendação é usar a Anchor, que inclui tudo para criar e distribuir seu podcast. A análise integrada da plataforma gratuita pode ajudar a acompanhar a demografia e tendências de seus ouvintes atuais. Além disso, você pode descobrir quantos ouvintes escutam a maioria dos episódios, os momentos mais populares de seu podcast, os episódios com maior número de ouvintes, agendar lançamentos de episódios e anúncios e mais.

3 – Conecte-se com a audiência

Uma vez que você tenha identificado seu público, conecte-se com eles! Concentre-se em construir uma comunidade em torno do seu podcast. Ao criar oportunidades para os ouvintes interagirem com seu podcast, você fomenta um senso de comunidade.

Nas mídias sociais

Promover seu programa nessas plataformas facilita para que as pessoas o descubram e você promova o seu conteúdo. Aproveite algumas outras dicas para divulgar seu conteúdo:

. Publique sobre cada novo episódio

. Use hashtags específicas para o seu programa, assim os ouvintes poderão contribuir para a conversa

. Marque convidados, organizações, programas de TV, artistas e qualquer outra pessoa mencionada em episódios com uma presença social ativa

. Responda aos comentários para manter seu público engajado

. Poste imagens, citações de episódios, bastidores e fotos de convidados

. Extraia pequenos clipes de áudio de episódios para postar no Twitter e no Instagram

Descrição de episódios

Uma das melhores maneiras de fazer seu programa ser descoberto e gerar uma forte impressão nos ouvintes potenciais é ter uma boa descrição dos episódios. Tente ser breve e demonstrar o tom em que você fala (em duas ou três frases, no máximo), junto com uma prévia dos tópicos que você vai discutir ao longo do episódio.

4 – Una-se a outros podcasters

Há milhões de podcasts no Spotify e todos os criadores querem aumentar sua audiência, não importa quantos ouvintes tenham. Una-se a outros criadores para criar uma rede de apoio: conecte-se com outros podcasters, mencione-os nas mídias sociais e apresente-os aos seus ouvintes.

5 – Promova os convidados

Convidados podem ser uma ótima maneira de expandir seu público – eles podem ser amigos, especialistas em uma área ou alguém com quem você sempre sonhou em conversar. Incentive seus convidados a promoverem os episódios de podcast dos quais estão participando. Facilite para que eles façam essa divulgação, compartilhando recursos que eles possam publicar facilmente, alguns exemplos são um texto sugerido, um link para o episódio, uma citação interessante da entrevista e uma foto especial da sessão de gravação. Coloque informações sobre seus convidados em suas redes e marque-os para que eles tenham maior probabilidade de compartilhá-las com seus próprios seguidores.

Espero muito que você tenha gostado!

Super beijo,

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