como tratar as espinhas

SAIBA AS CAUSAS E OS TRATAMENTOS ADEQUADOS PARA AS ESPINHAS

Oie,

Uma espinha que pipoca aqui, outra ali e, de repente, sua pele parece ter voltado para a adolescência. Em vez de se desesperar, saiba que há tratamentos para acne adulta.

O QUE É ACNE ADULTA?

Doença de pele inflamatória que provoca o surgimento de cravos (aqueles pontinhos pretos), espinhas e até nódulos endurecidos, além do aumento de poros e oleosidade. Na maioria dos casos, a acne adulta aparece a partir dos 20 anos ou é resultado da persistência dos sintomas da puberdade.

Pesquisas apontam que ela atinge cerca de 30% das mulheres na faixa de 20 a 30 anos, cai para 20% entre 30 e 40 anos, e 10% depois dos 40.

As lesões se encontram na zona U, que são: queixo, mandíbula e pescoço, o que foge da típica zona T (testa, nariz e queixo) da adolescência. Também é bem comum que a acne se estenda até o colo, as costas e até se manifeste em áreas inusitadas, tipo o bumbum.

QUAIS AS CAUSAS?

São multifatoriais. Genética “comprometida”, distúrbios endócrinos e variações hormonais durante o período menstrual, gravidez e menopausa, por exemplo, estão no topo da lista.

SOS espinhas

Principalmente pela ação dos andrógenos (leia-se hormônios masculinos), como a testoterona, sobre a pele. Também se destacam os fatores externos e outros distúrbios como a síndrome dos ovários policísticos, o aumento da glândula suprarrenal, tumores nos ovários, a obesidade, o colesterol alto e… o estresse. Então, antes de perder a paciencia no dia a dia, lembre-se de que a liberação de cortisol, o hormônio do estresse, estimula a produção de sebo e, com isso, os temidos pontos inflamados no corpo e rosto.

MENOS MAKE, POR FAVOR!

Vamos combinar que camadas de base, pó e corretivo são a “solução” de pele do passado, né? E no departamento make-tendência só queremos saber de glow, brilho natural e sensação de cara lavada. O excesso e uso contínuo de maquiagem ou cosméticos incompatíveis com o tipo de pele (emoliente demais ou de textura muito densa) entopem os poros e bloqueiam a saída da oleosidade.

tudo o que você precisa saber sobre as espinhas

Isso cria um ambiente favorável para a proliferação de bactérias + acúmulo de células mortas. Nesse cenário, o surgimento de cravos e espinhas é inevitável e pode até comprometer a cicatrização de lesões já existentes. Pele acneica pede produto de efeito matte e fórmula livre de óleo.

COMO TRATAR?

Por ser uma doença de duração prolongada, que pode desfigurar o rosto e afetar a autoestima das mulheres, o tratamento deve começar assim que a acne surgir.

As opções variam de acordo com o grau das espinhas e suas causas. Entre os protocolos mais usados: remédio oral, como antibióticos e anticoncepcionais: uso tópico de produtos com ácidos na fórmula – salicílico, retinoico e azelaico são os mais populares: limpeza de pele; peelings; fototerapia com LED, que tem ação anti-inflamatória; e lasers específicos para manchas e cicatrizes. Em casa, a regra número um é nunca espremer as espinhas. Isso só lesiona a pele e piora a inflamação e a cicatrização da pele.

Lave o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, use um tônico adstringente, para remover os resíduos de maquiagem e impurezas, e esfolie a pele uma vez por semana. Essa rotina diária ajuda a eliminar células mortas e cravos.

O CLÁSSICO ROACUTAN

Com certeza sua irmã, amiga ou vizinha já tomou Roacutan (nome comercial do ativo Isotretinoína) ao menos uma vez na vida. O remédio de prescrição médica, queridinho no meio dermatológico há mais de 20 anos, age direto no alvo da acne, diminuindo o tamanho das glândulas sebáceas.

O medicamento aumenta a fotossensibilidade e, por atuar na produção do sebo, estimula o ressecamento principalmente de lábios, māos, olhos e mucosa do nariz. Minimize o efeito colateral com reforço de lip balm, hidratante sem óleo, colírio e protetor solar.

Espinhas

E alerta: engravidar durante o tratamento implica em sérios riscos de má formação fetal. Já o consumo de bebidas alcóolicas deve ser evitado para não diminuir a ação do Roacutan, nem sobrecarregar o fígado, onde é metabolizado. Como o procedimento age como um chacoalhão no organismo de dentro pra fora, recomenda-se exames periódicos de sangue, hepatograma (do fígado) e nível de colesterol e triglicérides. Mas mudou alguma coisa na fórmula do Roacutan dos anos 2000 pra cá? O medicamento contínua igual e o que muda é sua indicação. Antes, ele era receitado somente para acne de grau avançado, casos reincidentes ou com pouca resposta aos tratamentos tópicos. Hoje, já na acne leve, o Roacutan é recomendado. São prescritas doses baixas e consumidas em dias intercalados, que minimizam os efeitos colaterais da droga.

VILÕES

sol vilão para o rosto

Sol: Exposição em excesso aos raios UV + calor + cútis mais oleosa. E um plus: As lesões antigas podem virar manchas. Adicione poluição a essa matemática e o problema será dobrado.

condicionador aumenta a oleosidade e as espinhas

Condicionador: O resíduo que escorre durante a lavagem do cabelo, principalmente pelas costas, pescoço e colo, pode ficar na pele e obstruir os poros. Cuidado também com leave-ins sem enxágue, óleos e finalizadores.

celular tem mais bacterias que você imagina

Celular: Pasme, o celular chega a acumular mais fungos e bactérias que um banheiro sujo (eca!). Conclusão: o simples contato do aparelho com o rosto pode fazer com que esses microorganismos entrem nos poros e causem inflamações.

alimentação errada

Alimentaçāo: Laticínios, alimentos com alto índice glicênico, gordura trans e saturada potencializam o desequilíbrio intestinal, consequentemente o processo inflamatório do organismo. Esse ciclo vicioso desencadeia e agrava os casos de acne. Socorro!

Espero muito que este post ajude no seu tratamento contra as espinhas e que você tenha gostado do post.

Super beijo,

Compartilhe este post