mitos sobre a gravidez

MITOS SOBRE A GRAVIDEZ

Oie,

Bastou você estar grávida pra todo mundo palpitar na sua vida e dizer o que pode e o que não pode fazer, mas muita coisa é mito, crença ou pura invenção. Por isso, hoje eu vou compartilhar alguns mitos que falavam direto pra mim durante a minha gestação.

Mito 1:

Tá grávida? Ah, então pode encher esse prato, porque tem que comer por dois.

comer por dois

Na verdade você vai acabar comendo um pouquinho mais após o primeiro trimestre, mas pouca coisa, cerca de 400 calorias a mais. E nada a ver isso de comer por dois, você tem que se preocupar com a qualidade e com a frequência da sua comida e não com a quantidade. Prefira alimentos saudáveis, se puder, faça um acompanhamento com uma nutricionista gestacional. Faça seis refeições diárias: café da manhã, lanchinho, almoço, lanche, jantar e ceia. A gestante não pode ficar mais de 4 horas seguidas sem se alimentar.

Mito 2:

Se você tem azia, o bebê vai nascer cabeludo.

O que vai definir se o bebê vai nascer ou não cabeludo não é a azia e sim a genética. A azia aparece porque o útero pressiona o estômago, causa o refluxo do ácido do estômago e você sente esse enjoo, por isso fazer os lanchinhos entre as grandes refeições ajuda a evitar esses desconfortos.

Mito 3:

Passar bucha vegetal nos mamilos.

bucha vegetal nos mamilos

Alguém já deve ter falado pra você ir preparando seus mamilos para a amamentação passando bucha vegetal neles todos os dias. Estudos científicos recentes mostram que a própria mudança hormonal já é preparação suficiente para a maioria das mulheres, então não precisa passar bucha vegetal, nem cremes e pomadas. Se mesmo assim você achar que deve fazer alguma coisa, tome sol! Na minha gestação eu tomava sol dez minutinhos por dia. Mas aí você deve estar se perguntando como fazer topless? Eu fiz um furinho no lugar que fica os mamilos em um biquini e deu super certo. Lembrando que o sol deve ser sempre até as 10 da manhã ou depois das 16 horas.

Miro 4:

O sexo pode prejudicar o bebê.

O bebê está protegido na barriga pelo líquido aminiótico e pelos músculos do útero, por isso, sexo na gravidez não machuca o bebê, pelo contrário, pode até trazer uma sensação de bem estar pra ele. O sexo só será proibido se ocorrer alguma alteração na gestação como placenta prévia, deslocamento de placenta ou sangramentos.

Mito 5:

Barriga redonda indica menina e pontuda menino.

A forma da barriga não tem a ver com o sexo do bebê, a barriga se desenvolve de acordo com a estrutura física de cada mamãe.

Mito 6:

Se  a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjoos para ele.

Não faço idéia da onde vem isso, chega até ser um pouco inocente. Os enjoos são causados pelos hormônios durante a gravidez e infelizmente não tem como compartilhar com o marido.

E você conhece algum outro mito? Conta pra mim aqui nos comentários ou lá no meu Instagram que eu vou adorar saber.

Espero que tenha gostado!

Super beijo,

Compartilhe este post