mantenha a forma durante a gesstação

DICAS PARA MANTER A FORMA DURANTE A GRAVIDEZ

Oie,

Veja como melhorar e manter a boa forma durante a gravidez.

pilates na gestação

O período gestacional promove diversas mudanças e adaptações fisiológicas na mulher, exigindo assim maior atenção e cuidados especiais para uma gestação saudável. Como consequência das alterações físicas e psicológicas, muitas gestantes podem sentir desconfortos nesse período. Para proporcionar melhor qualidade de vida para a mãe e para o bebê, os exercícios físicos podem ser um bom aliado.

exercícios físicos na gestação

1 – Manter a regularidade de forma leve e moderada: Há um consenso em diversas pesquisas científicas de que o exercício físico praticado de maneira regular e contínua, realizado com uma intensidade leve e moderada, desde que não haja contraindicações a sua prática, proporciona diversos benefícios. Durante o período gestacional, exercícios físicos de alta intensidade dever ser evitados, assim como os praticados com a mulher deitada.

2 – Exercícios certos são aqueles que diminuem a dor e fortalecem, mas cuidado: Entre exercícios indicados para gestantes estão a musculação, o treinamento funcional, pilates, alongamento, hidroginástica, caminhada, bicicleta ergométrica e/ou atividades recreativas. A atividade física moderada durante a gestação também pode contribuir para o parto e no controle de peso, melhora da capacidade funcional e diminuição da intensidade da dor na região lombar, além do fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, que na gestação é de extrema importância, pois diminui a incidência de incontinência urinária, durante e após o parto.

Cuidado: É recomendado evitar atividades de contato ou com risco de queda, como lutas e ciclismo, e manter-se hidratada, para auxiliar no controle da elevação da temperatura da gestante e do bebê.

3 – Avaliação médica para as gestantes que nunca fizeram exercícios: Mulheres que não praticavam exercícios antes da gestação ou que têm alguma restrição médica, devem passar por uma avaliação antes de começar a prática de atividade física. O acompanhamento médico é sempre necessário e as recomendações devem ser acrescentadas à rotina de exercícios das gestantes.

4 – Quantas vezes por semana treinar e qual a intensidade? É recomendável durante a gravidez priorizar exercícios leves ou moderados, que envolvam grandes grupos musculares e ritmo contínuo, realizados pelo menos três vezes por semana, de 30 a 60 minutos.

5 – Recomenda-se seguir os exercícios após o parto: No pós-parto, não ocorrendo nenhuma complicação, os exercícios podem ter início em 30 dias após o parto normal e 45 dias após a cesariana, mas sempre com a liberação médica. A falta de atividade física regular é um dos fatores associados a um risco maior de doenças durante e após a gestação.

atividade física na gestação

Espero muito que você tenha gostado!

Super beijo,

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