cuidados com o cabelo no inverno

CABELOS MAIS SAUDÁVEIS NO OUTONO E INVERNO

Oie,

Na chegada do outono e inverno, os cabelos já estão danificados por causa da exposição ao sol excessivo do verão, além das colorações e banhos de piscina e mar. Nessa época, o ar é predominante seco e com baixas temperaturas, fazendo com que os fios também fiquem mais secos, opacos e, consequentemente mais necessitados de certos cuidados. Para garantir cabelos mais saudáveis neste outono e inverno, confira 6 dicas especiais que não podem faltar no seu checklist de cuidados.

cabelos saudáveis

1 – Lave os cabelos corretamente: A lavagem é uma etapa fundamental para a saúde dos fios. Quando feita de maneira ideal, ela ajuda a manter os cabelos limpos e bonitos por mais tempo. Alguns dos segredos é sempre desembaraçar os fios antes da lavagem e nunca depositar os produtos diretamente no cabelo. Aplique-os nas mãos e em seguida espalhe cuidadosamente nos cabelos, fazendo movimentos circulares.

2 – Considere a temperatura da água: Com o clima mais frio, a tendência são banhos mais longos e quentes, porém, cuidado. A temperatura da água é outro quesito a ser considerado no processo de lavagem. A água muito quente pode retirar a oleosidade natural dos fios, que servem de proteção, causando ressecamento e até o aparecimento de caspas.

3 – Utilize protetores térmicos: Sempre que fizer o uso de secador, pranchas ou babyliss, não se esqueça de utilizar protetores térmicos para a proteção da fibra capilar. Mesmo com a baixa temperatura e umidade do ar, o cabelo continua vulnerável aos efeitos do sol e ainda tem o ônus da exposição a ventos. Procure protetores indicados para seu tipo de cabelo e faça a aplicação, preferencialmente, antes das secagens. Além de proteger, alguns desses produtos contém outros benefícios para os fios.

4 – Evite excesso de secador e chapinha: É quase impossível não fazer uso do secador e da chapinha no inverno. No entanto, deve-se usá-los de maneira moderada e, sempre respeitando uma distância de 20 a 30 cm do fio, dessa forma agride menos os fios. Na hora de secar, opte por movimentos suaves nos quais consiga secar da raiz às pontas sem causar danos ou mesmo volumes indesejados.

fazer escova nos cabelos

5 – Previna-se contra a queda capilar: A falta de exposição solar, o uso constante de secadores e chapinhas e o excesso de banhos quentes são característicos dessas estações e deixam os fios mais enfraquecidos. Nesse período, muitas pessoas deixam os cuidados de lado e a consequência são cabelos frágeis, quebradiços e oleosos. Para garantir cabelos mais fortes e combater a queda capilar, mantenha-os sempre hidratados, evite os excessos e, durante as lavagens e secagens, faça sempre movimentos suaves, tendo cuidado para não quebrar os fios.

previna a queda do cabelo

6 – Faça uso de produtos específicos para seu tipo de cabelo: Mesmo com as condições climáticas mais baixas, a hidratação deve seguir seu programa normalmente, seja ela feita em casa ou em salões de beleza. Para isso, é preciso utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo. Procure saber o diagnóstico por um profissional, que irá orientar sobre os próximos passos e cuidados em casa. Protetores térmicos, máscaras de hidratação, reparadores de pontas, hidratantes sem enxágue são alguns dos produtos que não podem faltar em casa.

Espero muito que você tenha gostado!

Super beijo,

Compartilhe este post