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O hábito é essencial para ter uma vida equilibrada. O autoconhecimento pode ser o primeiro passo para alcançar o bem-estar diário.

Cuidar do corpo, da alimentação e da vida profissional de nada vale se não há uma saúde mental equilibrada.

O Ministério da Saúde aponta que, entre 2015 e 2018, os atendimentos do SUS ligados à depressão aumentaram em 115% entre jovens de 15 a 29 anos. Não é à toa a doença é considerada o “mal do século 21” e um dos problemas mais recorrentes, junto do estresse e da ansiedade.

A Stéphane Brasil diretora dos Seminários Insight – processos educativos de desenvolvimento do potencial humano, disse que deve-se cuidar e ficar atento com a saúde mental durante todo o ano, porque ela está diretamente ligada ao bem-estar geral. O equilíbrio entre emoção, corpo e mente é essencial para uma vida sã e com menos propensão a desenvolver problemas psicológicos e alterações emocionais.

Perigos do dia a dia

Depressão, transtorno de ansiedade e estresse, apesar de não serem problemas novos, se intensificaram com a rotina da vida moderna e se tornaram grandes incapacitantes. Situações cotidianas, como trânsito excessivo, trabalho, finanças e falta de tempo podem afetar a saúde psicológica do indivíduo.

É preciso estar atento aos sinais que o corpo dá para identificar o problema e a melhor solução para ele. Cansaço excessivo, insônia, falta de apetite e alterações repentinas de humor podem ser sintomas de que o corpo e a mente estão saturados. Por isso, vale fazer uma autoavaliação de como está sua rotina pessoal e dedicar um tempo a si mesmo para reverter o quadro

Não cuidar da saúde mental pode trazer graves consequências: do estresse à depressão, e até mesmo, em casos extremos, problemas cardíacos e cerebrais, como o acidente vascular cerebral (AVC).

Cuidado da mente

Para cuidar da saúde mental, você pode desenvolver ferramentas e habilidades práticas para alcançar mais equilíbrio e sucesso pessoal e profissional. Um pontapé inicial para cuidar da mente é se autoconhecendo, um processo que exige coragem para olhar para dentro, enxergar o que funciona e o que não funciona e decidir o que fazer a partir disso.

A partir da autoconsciência, é possível modificar atitudes e hábitos que não nos apoiam, além de aproveitar melhor as oportunidades. Isso porque passamos a ter mais consciência de nós mesmos e de todo nosso potencial como ser humano.

Nos tornamos mais capazes de lidar com sentimentos, emoções em diferentes situações na quais nos encontramos. O autoconhecimento não acontece como um passo de mágica ou um milagre. É um processo. Não acontece de um dia para o outro e tampouco tem fim. Por isso, é importante, de tempos em tempos, fazer uma avaliação pessoal para entender, como estou hoje e como quero estar. Se trata de uma auto-observação ativa e constante.

Confira algumas dicas para ter mais equilíbrio emocional e melhorar sua saúde mental por meio do autoconhecimento:

1 – Concentre-se em sua própria vida. Não se compare com outros, principalmente nas redes sociais;

2 – Aceite os seus limites. Não se cobre tanto.

3 – Foque no que é positivo, principalmente os pensamentos;

4 – Seja gentil como você mesmo (a). Não se julgue, culpe ou machuque;

5 – Pratique exercícios físicos para diminuir o estresse diário;

6 – Durma bem, com uma média de 6h a 8h de sono;

7 – Reserve um momento para estar somente com você todos os dias. Pode ser um tempo em silêncio, um espaço para meditar ou mesmo fazer um balanço de como foi o dia. Dar atenção a você mesmo é a primeira forma de autocuidado.

Espero muito que você tenha gostado!

Super beijo,

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